terça-feira, 25 de maio de 2010

Termômetro da alegria - por Amélia Nascimento

(Do extinto "Casa da Infância/Spaceblog")


Blog de casadainfancia : Casa da Infância, Termômetro da alegria - por Amélia Nascimento

Não consigo lembrar a fonte do teste que segue abaixo e bem se sabe que um único teste não avalia ninguém... mas é divertido ver as respostas que nos oferecem!
Independente do teste, seja FELIZ!
* Rosana


Alegria, por Lia Nasser

Quando a gente fala em alegria de viver, também fala em inteligência emocional. Esse termo, relativamente novo, bate com as antiquissimas colocações dos chineses, que nos garantem que a gente veio ao mundo para aprender e para se divertir.


 Agindo de acordo com esse pensamento milenar, os inteligentes emocionais contornam as situações complicadas do dia-a-dia, desenvolvem-se com as frustrações e sabem usufruir do seu sagrado direito ao prazer. Veja se você já está nessa. Se não estiver, não desanime, todo mundo pode se aprimorar na arte de cultivar a alegria. Teste como anda a sua.



1. Qual desses pensamentos se aproxima mais das frases que ocupam sua cabeça com maior frequência?

A . Preciso dobrar meu salário para ajeitar minha vida e trocar de carro.
B . Tenho de aprender a relaxar, pensar positivo e acreditar que o universo conspira a meu favor...
C . Estou muito cansada. Necessito de pelo menos dois meses de férias. Para mim, 30 dias é pouco.

2. Que personagem chama mais sua atenção?

A . Rapunzel
B . Alice
C . Peter Pan

3. Você foi convidada para uma festa. Chegando lá percebe que o traje pedido era passeio completo e você está usando roupa esporte. O que faz?

A . Fica inteiramente desconcertada e trata de voltar correndo pra casa.
B . Desculpa-se, dizendo aos organizadores que errou de festa.
C . Embora sem jeito, tenta entrar. Quem sabe encontra outras pessoas vestidas como você. 

4. Escolha um desses números:

A . 9
B . 3
C . 2

5. Um homem que você achou muito interessante, depois de uma longa e doce conversa, prometeu ligar. Após esperar uma semana pelo telefonema, você... 

A . Tenta esquecer a história. Afinal, depois de sete dias, só dá para pensar que ele não quer nada mesmo com você.
B . Dá uma ligadinha com uma desculpa qualquer para saber se aconteceu algo inesperado ou se ele perdeu o número do seu telefone.
C . Espera mais um pouquinho. Quem sabe o rapaz só está dando uma de difícil.

6. Escolha um animal 

A . Leão
B . Cavalo
C . Borboleta

7. Você recebe um telefonema de uma empresa mais ou menos conhecida, dizendo que foi premiada com uma viagem ao exterior. Você...

A . Desconfia. Tenta descartar a pessoa, absolutamente certa de que se trata de um golpe. E, claro, passa o dia falando no número de malandros que tentam passar as pessoas pra trás.  
B . Faz o máximo de perguntas, para certificar-se de que não está entrando numa fria. Quer saber quanto vai ganhar e quanto tempo vai ficar, antes de sair correndo fazer as malas.
C . Aceita de primeira, afinal essa pode ser sua oportunidade de mudar de vida.

8. Escolha um objeto:

A . Chave
B . Sapato
C . Binóculo

9. Sua empresa será vendida. Você...

A . Corre para preparar seu currículo. Não tem sentido ficar a mercê dos empresários que, como se sabe, colocam sempre o bem-estar dos empregados em segundo plano.
B . Procura saber quem está comprando a empresa, organiza seus relatórios para mostrar seu trabalho e espera os novos chefes, mas com o currículo atualizado.
C . Fica calma, afinal você conhece seu potencial e suas capacidades profissionais. Claro que os novos patrões vão considerar sua dedicação à empresa. Pensa que, por ser uma boa profissional, não tem nada a temer.

10. Seu namorado novo anuncia que considera sagrada a pelada de domingo com os amigos e explica que ainda pode ter uma esticadinha num bar para comemorar alguma vitória. Você...

A . Desconfia e banca a detetive para tirar a história a limpo.
B . Negocia. Diz que, pelo menos um fim de semana por mês, ele vai dedicar inteiramente a você, com direito até a acompanhá-la naquelas seçõezinhas de compras que os homens geralmente detestam.  
C . Diz que tudo bem, considera que ele tem direito a essa folga semanal e se conforma em ficar apenas com os sábados.



Resultado:

Maioria de respostas A

Você costuma temer o futuro. Talvez sem perceber, assuma um comportamento controlador. No desejo de antecipar os acontecimentos, acaba imaginando finais negativos para as mais variadas situações. Relaxe e deixe a vida acontecer. Afinal, como dizia o poeta Rayner Maria Rilke, “deixe a vida acontecer”. “Ela (a vida) tem sempre razão”. Praticar exercícios respiratórios e cercar-se de gente positiva sempre ajuda, viu?


Maioria de respostas B

Parabéns pela sua segurança e abertura que a fazem acreditar ser merecedora da felicidade. Embora mantenha os pés no chão, você se permite sonhos e devaneios que dão sabor e cor à sua existência. Só tome cuidado para não incomodar com a sua alegria os mal-humorados e os negativos de carteirinha. É isso mesmo. É preciso ficar com os pés no chão sem renunciar ao direito de sonhar. Afinal, todo projeto começa com o sonho.


Maioria de respostas C

De certa forma você ainda acredita em contos de fadas. Na verdade, precisa adquirir um certo jogo de cintura para dirigir um olho para a fantasia e o outro para a realidade. Comece fazendo uma auto-análise para descobrir os erros cometidos em situações passadas que, de alguma forma, terminaram mal para você. Fique esperta, mas não deixe de acreditar que a vida tem mesmo coisas boas, só que não são todas...



  • Amélia Nascimento é terapeuta, especializada em neurolinguística. Se você quiser entrar em contato e saber comantecedência sobre cursos e palestras que Amélia costuma dar, escreva para:amelie@uol.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário