sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Chuva??? Jogos mais tranquilos

(Do extinto "Casa da Infância/Spaceblog")


Blog de casadainfancia :Casa da Infância, Chuva??? Jogos mais tranquilos
As sugestões abaixo não requerem materiais ou grandes espaços, apenas criatividade e boa vontade...
A palavra é...
e o time da oposição tem que sair cantando uma música que tenha aquela  palavra. Cantar bonito e sem dar muito trato à memória. Tem de ser zás-trás! A mesma ideia pode valer também para títulos de livros ou de filmes. Fácil? Pode-se além de dizer o título contar um pouco da história - o que certamente vai distrair os outros e forçar  a criança a construir uma bela narrativa.
Quebra-a-cabeça deles!
Não há nada  mais estimulante para a cuca das crianças do que o desafio de um quebra-cabeças. Melhor ainda se ele for confeccionado pelos próprios - assim eles têm na memória a figura original e, na reconstrução, ganham alguns pontos. Quanto mais difusa a figura, mais complicado o jogo.
O lance é pensar rápido
Junte as crianças num círculo. Escolham juntos um tema (bichos, plantas, cores, artistas...) Daí começa a correr o abc -  cada um tem que dizer um nome que comece com a letra do alfabeto que lhe couber, rodando na ordem pelo círculo. Quem não souber... perde ponto!


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A onça, o urso e o morango

(Do extinto "Casa da Infância/Spaceblog")


Blog de casadainfancia :Casa da Infância, A onça, o urso e o morango

 

Um sujeito estava caído num barranco e se agarrou as raízes de uma árvore. Em cima do barranco, havia um urso imenso querendo devorá-lo. O urso rosnava, babava e mostrava os dentes. Embaixo, prontas para engoli-lo, quando caísse, estava nada mais nada menos que 6 onças.
As onças embaixo. O urso em cima. Meio perdido, ele olhou para o lado e viu um morango vermelho, lindo, enorme. Num esforço supremo apoiou seu corpo sustentado apenas pela mão direita e com a esquerda pegou o morango. Levou o morango à boca e se deliciou com o sabor doce e suculento da fruta. Foi um prazer supremo comer aquele morango.
Aí você pensa: e o urso? Dane-se o urso e coma o morango. E as onças? Azar das onças. Coma o morango. Sempre existirão ursos querendo devorar nossas cabeças e onças prontas para arrancar nossos pés. Mas nós sempre precisamos saber comer morangos. Você pode dizer: "...mas eu tenho muitos problemas para resolver...", mas os problemas não impedem ninguém de ser feliz. Coma o morango, poderá não haver outra oportunidade. Não deixe para depois. O melhor momento para ser feliz é agora! Coma o morango!

Autor Desconhecido

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Ferramentas Sociais da Web favorecendo o alcance de interesses comuns

(Do extinto "Casa da Infância/Spaceblog")



Bom dia!!

A troca de informações entre os alunos, nos momentos fora da sala de aula, para a expansão e apropriação de conhecimentos ficou facilitada a partir dos recursos disponíveis na web 2.0.

Nesta variedade de opções, podemos verificar que o Messenger, por exemplo, possibilita um diálogo em tempo real, com trocas de informações, de idéias, perguntas e respostas, que precisam ser mais pontuais e rápidas e que, acrescido dos recursos do Google Docs, outra ferramenta interessante, uma sala de aula pode criar uma identidade de grupo de estudos, sob a orientação e mediação do professor. Os alunos podem estruturar, pesquisar, dissertar comunitariamente e divulgar os resultados do seu trabalho constitui uma ferramenta social que promove uma em rede.

Entre outras características, o Messenger favorece um bate papo instantâneo e possui funções como arquivar, registrar contatos, mensagens, encaminhar imagens; há a facilidade de se conversar com mais de uma pessoa ou realizar outra atividade no computador, pois possui alertas sonoros que avisam a chegada de uma nova mensagem.

Já o Google Docs é uma ferramenta chamada colaborativa, pois permite criar arquivos de textos, planilhas, apresentações em conjunto. Permite a construção de textos e a sua correção. Isto significa, por exemplo, iniciar um texto e, a partir do convite que se faz a um colega, terá sua participação imediatamente.


É fantástico!  Vale à pena investir na tarefa de busca de novos recursos!  

Até mais!

Rosana Rodrigues 

sábado, 23 de outubro de 2010

23 de OUTUBRO - Dia da Aviação e do Aviador

(Do extinto "Casa da Infância/Spaceblog")




Santos Dumond, 1873-1932



Santos Dumont em sua aeronave

Dia 23 de outubro, comemoramos o dia do Aviador, desta forma estendemos as homenagens ao brasileiro Santos Dumont, considerado o "pai da aviação".

Alberto Santos Dumont, aeronauta, esportista e inventor brasileiro, nasceu em Palmira, cidade renomeada Santos Dumont, em sua homenagem, em 20 de julho de 1873 e morre em Guarujá, no dia 23 de julho de 1932.

Seu pai, de ascendência francesa, percebeu que desde cedo seu filho tinha um interesse muito grande pelas máquinas da fazenda e, por isso, direcionou os estudos do jovem para a mecânica, a física, a química e a eletricidade. a física, a química e a eletricidade.

Em 1891, para concluir seus estudos e perseguir seu sonho de voar, Santos Dumont foi para a França.


No dia 20 de setembro de 1898 realizou o primeiro voo de um balão com propulsão própria e, em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris, voou com o 14-Bis por uma distância de 60 metros, a três metros de altura. Uma multidão presenciou este voo e, no dia seguinte, toda a imprensa registrou este fato histórico.

Vocês poderão encontrar maiores informações a respeito desta personalidade e, sua história e feitos nos links:



Abraços,

ROSANA RODRIGUES

terça-feira, 12 de outubro de 2010

A história do Dia das Crianças

(Do extinto "Casa da Infância/Spaceblog")





O Dia das Crianças no Brasil foi criado por um político, na década de 1920. O Deputado Federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de criar um dia em homenagem às crianças. Os deputados aprovaram a ideia e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, através do Decreto nº4.867, de 5 de novembro de 1924.

Mas, somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson & Johnson, para aumentar suas vendas, lançando a "Semana do Bebê Robusto", é que a data passou a ser comemorada.

A estratégia deu tão certo, que desde então o dia das Crianças passou a ser comemorado com muitos presentes!

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança para aumentar as vendas.

No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. Só a partir dai o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.



Rosana Rodrigues




FONTE: http://www.mulherdeclasse.com.br/A%20historia%20do%20dia%20da%20crianca.htm#Declaração Universal dos Direitos das Crianças

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Chapeuzinho Vermelho - Coleção Disquinho

(Do extinto "Casa da Infância/Spaceblog")

Atendendo uma solicitação, estou postando novamente a história de "Chapeuzinho Vermelho" , só que desta vez, ilustrada. Está em duas partes, mas acredito que isto não constitua um problema...
A parte interessante é que encontrei no "YouTube" a versão contada que fez parte da minha infância!!!
A história faz parte da Coleção Disquinho. Vejam só:

“A Coleção Disquinho foi lançada pela Continental em 1960 em compactos discos de vinil coloridos. Cada disco trazia uma história cheia de músicas e interpretadas pelo Teatro Disquinho, tinham a narração de Sônia Barreto. As músicas eram compostas e adaptadas por João de Barro e orquestradas por Radamés Gnattali.
Em 2001, a Warner Music lançou novamente a coleção totalmente remasterizada e com praticamente todos os títulos que faziam parte do original.”… [Fonte: Wikipedia] 

Agora que achei a fonte, trarei outras histórias para cá!!
Grande abraço!







terça-feira, 25 de maio de 2010

Termômetro da alegria - por Amélia Nascimento

(Do extinto "Casa da Infância/Spaceblog")


Blog de casadainfancia : Casa da Infância, Termômetro da alegria - por Amélia Nascimento

Não consigo lembrar a fonte do teste que segue abaixo e bem se sabe que um único teste não avalia ninguém... mas é divertido ver as respostas que nos oferecem!
Independente do teste, seja FELIZ!
* Rosana


Alegria, por Lia Nasser

Quando a gente fala em alegria de viver, também fala em inteligência emocional. Esse termo, relativamente novo, bate com as antiquissimas colocações dos chineses, que nos garantem que a gente veio ao mundo para aprender e para se divertir.


 Agindo de acordo com esse pensamento milenar, os inteligentes emocionais contornam as situações complicadas do dia-a-dia, desenvolvem-se com as frustrações e sabem usufruir do seu sagrado direito ao prazer. Veja se você já está nessa. Se não estiver, não desanime, todo mundo pode se aprimorar na arte de cultivar a alegria. Teste como anda a sua.



1. Qual desses pensamentos se aproxima mais das frases que ocupam sua cabeça com maior frequência?

A . Preciso dobrar meu salário para ajeitar minha vida e trocar de carro.
B . Tenho de aprender a relaxar, pensar positivo e acreditar que o universo conspira a meu favor...
C . Estou muito cansada. Necessito de pelo menos dois meses de férias. Para mim, 30 dias é pouco.

2. Que personagem chama mais sua atenção?

A . Rapunzel
B . Alice
C . Peter Pan

3. Você foi convidada para uma festa. Chegando lá percebe que o traje pedido era passeio completo e você está usando roupa esporte. O que faz?

A . Fica inteiramente desconcertada e trata de voltar correndo pra casa.
B . Desculpa-se, dizendo aos organizadores que errou de festa.
C . Embora sem jeito, tenta entrar. Quem sabe encontra outras pessoas vestidas como você. 

4. Escolha um desses números:

A . 9
B . 3
C . 2

5. Um homem que você achou muito interessante, depois de uma longa e doce conversa, prometeu ligar. Após esperar uma semana pelo telefonema, você... 

A . Tenta esquecer a história. Afinal, depois de sete dias, só dá para pensar que ele não quer nada mesmo com você.
B . Dá uma ligadinha com uma desculpa qualquer para saber se aconteceu algo inesperado ou se ele perdeu o número do seu telefone.
C . Espera mais um pouquinho. Quem sabe o rapaz só está dando uma de difícil.

6. Escolha um animal 

A . Leão
B . Cavalo
C . Borboleta

7. Você recebe um telefonema de uma empresa mais ou menos conhecida, dizendo que foi premiada com uma viagem ao exterior. Você...

A . Desconfia. Tenta descartar a pessoa, absolutamente certa de que se trata de um golpe. E, claro, passa o dia falando no número de malandros que tentam passar as pessoas pra trás.  
B . Faz o máximo de perguntas, para certificar-se de que não está entrando numa fria. Quer saber quanto vai ganhar e quanto tempo vai ficar, antes de sair correndo fazer as malas.
C . Aceita de primeira, afinal essa pode ser sua oportunidade de mudar de vida.

8. Escolha um objeto:

A . Chave
B . Sapato
C . Binóculo

9. Sua empresa será vendida. Você...

A . Corre para preparar seu currículo. Não tem sentido ficar a mercê dos empresários que, como se sabe, colocam sempre o bem-estar dos empregados em segundo plano.
B . Procura saber quem está comprando a empresa, organiza seus relatórios para mostrar seu trabalho e espera os novos chefes, mas com o currículo atualizado.
C . Fica calma, afinal você conhece seu potencial e suas capacidades profissionais. Claro que os novos patrões vão considerar sua dedicação à empresa. Pensa que, por ser uma boa profissional, não tem nada a temer.

10. Seu namorado novo anuncia que considera sagrada a pelada de domingo com os amigos e explica que ainda pode ter uma esticadinha num bar para comemorar alguma vitória. Você...

A . Desconfia e banca a detetive para tirar a história a limpo.
B . Negocia. Diz que, pelo menos um fim de semana por mês, ele vai dedicar inteiramente a você, com direito até a acompanhá-la naquelas seçõezinhas de compras que os homens geralmente detestam.  
C . Diz que tudo bem, considera que ele tem direito a essa folga semanal e se conforma em ficar apenas com os sábados.



Resultado:

Maioria de respostas A

Você costuma temer o futuro. Talvez sem perceber, assuma um comportamento controlador. No desejo de antecipar os acontecimentos, acaba imaginando finais negativos para as mais variadas situações. Relaxe e deixe a vida acontecer. Afinal, como dizia o poeta Rayner Maria Rilke, “deixe a vida acontecer”. “Ela (a vida) tem sempre razão”. Praticar exercícios respiratórios e cercar-se de gente positiva sempre ajuda, viu?


Maioria de respostas B

Parabéns pela sua segurança e abertura que a fazem acreditar ser merecedora da felicidade. Embora mantenha os pés no chão, você se permite sonhos e devaneios que dão sabor e cor à sua existência. Só tome cuidado para não incomodar com a sua alegria os mal-humorados e os negativos de carteirinha. É isso mesmo. É preciso ficar com os pés no chão sem renunciar ao direito de sonhar. Afinal, todo projeto começa com o sonho.


Maioria de respostas C

De certa forma você ainda acredita em contos de fadas. Na verdade, precisa adquirir um certo jogo de cintura para dirigir um olho para a fantasia e o outro para a realidade. Comece fazendo uma auto-análise para descobrir os erros cometidos em situações passadas que, de alguma forma, terminaram mal para você. Fique esperta, mas não deixe de acreditar que a vida tem mesmo coisas boas, só que não são todas...



  • Amélia Nascimento é terapeuta, especializada em neurolinguística. Se você quiser entrar em contato e saber comantecedência sobre cursos e palestras que Amélia costuma dar, escreva para:amelie@uol.com.br
 

sábado, 15 de maio de 2010

Não atire o pau no gato!

(Do extinto "Casa da Infância/Spaceblog")





No mesmo ritmo da versão antiga, uma canção infantil politicamente correta!


Não atire o pau no gato-to
Porque isso-so
Não se faz faz faz
O bichinho-nho
É nosso amigo-go
Não devemos
Não devemos
Maltratar os animais
MIAU...

 (Domínio público)




quinta-feira, 15 de abril de 2010

CADÊ O TOUCINHO QUE ESTAVA AQUI?

(Do extinto "Casa da Infância/Spaceblog")




Para brincar com um grupo de crianças, só se for por revezamento... mas é uma delícia!
Desenvolvimento:
Toca-se em cada dedo da criança, dizendo o nome popular de cada um: dedo mindinho , seu vizinho, pai de todos, fura-bolo e mata-piolho.
ou:
Este diz que quer pão, Este diz que não há, Este diz que furtará, Este diz "alto lá", Este diz que Deus dará.
Em seguida, pega-se a mão da criança e, com a ponta do indicador pinicando-lhe a palma, pergunta-lhe;
- Cadê o toucinho que estava aqui?
Resposta; - Gato comeu
E o diálogo prossegue:
- Cadê o gato?
- Foi pro mato.
- Cadê o mato?
- Fogo queimou.
- Cadê o fogo?
- Água apagou.
- Cadê a água?
- Boi bebeu.
- Cadê o boi?
- Foi carrear trigo.
- Cadê o trigo?
- Galinha espalhou
- Cadê a galinha?
- Foi botar ovo.
- Cadê o ovo?
- Frade bebeu.
- Cadê o Frade?
- Foi rezar uma missa
- Cadê a missa?
Nesse instante, a pessoa, usando os dedos médio e indicador, fará os dois supostos pezinhos que subirão pelo braço da criança, até provocar cócegas nas axilas:
- "Foi por aqui, aqui, aqui...ACHOU!"
Variação:
Pega-se a mão da criança e fala:
"Nessa mãozinha havia cinco pintinhos.
Pega-se o dedo e diz: "- Um saiu por aqui" outro dedo: - "Outro por aqui". E assim por diante. Depois chega galinha, que são os dedos da pessoa ciscando a palma da criança:"- cadê os meus pintinhos, cló, cló, cló? A pessoa vai procurando pelo braço acima, até fazer cócegas na criança: "- Foi por aqui, aqui, aqui...ACHOU!".


Fonte: CARVALHO, David de. Vamos brincar como antigamente, Jornal do Shopping, 17 de fevereiro de 1980



quarta-feira, 17 de março de 2010

Organização é tudo!

(Do extinto "Casa da Infância/Spaceblog")




As orientações feitas baseiam-se numa abordagem comportamental, em que a partir de ações - de ações planejadas - conseguimos transformar comportamentos inadequados naqueles que são produtivos ou que correspondam ao esperado em determinada situação.

Aqui, fala-se no quarto dos pimpolhos, mas podemos estender à quaisquer tarefas rotineiras adequadas à idade da criança e mesmo às lições escolares. Se houver um comportamento que precisa ocorrer ou ser alterado, a melhor forma é conversar sem ameaças ou brigas, mas firmemente mostrando que toda ação tem consequência e sempre valorizar a resposta positiva que a criança apresentar, como forma de mantê-la motivada até que ela própria descubra que o valor está inerente às suas ações e não apenas nas recompensas oferecidas pelos outros.

Abraços!
 

quinta-feira, 11 de março de 2010

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

(Do extinto "Casa da Infância/Spaceblog")



"As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres."