Tenho muito material da época em que trabalhava com as crianças. Deles, encontrei estas duas singelas ideias que podem ajudar naquela hora que precisamos distrair os pequenos e não temos muitos recursos ou imaginação. O problema é que são registros que datam dos idos de 1980... Aí já viu... Risos... Digamos que a inocência da época impedia que os dados fossem coletados corretamente, assim, só sei que estas duas sugestões são da vovó Célia C.V., de Campinas...
Vale a pena conferir:
Caixinha de surpresas
Cubra inteiramente uma caixa de sapatos, vazia e tampada, com figuras bem coloridas recortadas de revistas velhas, usando cola comum. Com uma tesoura grande, recorte no centro da tampa um buraco retangular pequeno, suficiente apenas para que o bebê enfie a mãozinha. Encha a caixa com brinquedos pequeninos, que passem pelo buraco: bichinhos de plástico, uma bolinha, um soldadinho, um carrinho - tudo, enfim, que esteja à mão e não ofereça perigo. O bebê vai amar redescobrir esses objetos dezenas de vezes. Quando ele esvaziar a caixa, é só você enchê-la de novo.
Álbum de figuras
Monte várias folhas de cartolina colorida em forma de livro, amarrando-as com uma fita pelo meio. Recorte de revistas figuras que lembrem o cotidiano da criança e cole-as nas páginas, como se esse fosse o livro da vidinha dela. Exemplo: papai trabalhando, os irmãos na escola, vovó fazendo doces gostosos, mamãe amamentando. Além de diverti-la, este álbum estimula a percepção sensorial da criança, fazendo-a compreender as relações familiares e o quanto ela é amada.
Uma das certezas é que a distração por alguns momentos está garantida. Uma outra sugestão é, ao invés da caixinha surpresa, fazer um "saco surpresa", usando uma fronha, com o mesmo sistema de deixar uma abertura pequena, colocar alguns brinquedinhos para a criança brincar, por exemplo, na hora em que acorda. Um bom motivo para ficar alguns minutinhos a mais na cama, a mamãe terminar alguma atividade que estava envolvida e fugir um pouco dos recursos tecnológicos, como tablets, celulares e tvs.
Também fica a imagem de uma caixinha capturada do blog "Eu que fiz..." . Vale o passo a passo indicado para a confecção da caixa surpresa, pois a decoração depende da sua criatividade!
AbrAção,
Rosana Rodrigues 
Nenhum comentário:
Postar um comentário