terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Charles Perrault



Charles Perrault, Museu Nacional de Versalhes, artista desconhecido
(Wikipédia)



Considerado o "Pai da Literatura Infantil", Charles Perrault (1628-1703) foi um escritor e poeta francês que viveu no século XVII. Recebeu este título porque foi o primeiro autor a considerar o conto de fadas como gênero literário.

Escreveu muitas obras que ao longo dos anos que encantaram e surpreenderam o imaginário infantil, ajudando na reflexão sobre diversas situações, inclusive na superação de dificuldades pessoais que, a partir das infinitas repetições feitas pelos pais ou por quem se disponibiliza a ser o leitor, as crianças compreendem, assimilam e até resolvem seus problemas particulares. 

Entre suas histórias mais famosas encontram-se sob o título de "Contos da Mamãe Gansa", que dizem respeito a registros de histórias orais feitos pelas mães para seus filhos, antes de dormirem. Estes contos são:
"Chapeuzinho Vermelho", "A Bela Adormecida", "O Pequeno Polegar", "Cinderela", "Barba Azul", "O Gato de Botas", "As Fadas", "Riquet, o Topetudo", "Pele de Asno", "Os Desejos Ridículos", "Grisélidis" e o "O Pequeno Polegar".

Hoje, dia 12 de janeiro, Perrault estaria completando 388 anos.


AbrAção,

Rosana Rodrigues 

Nenhum comentário:

Postar um comentário