segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Ler é bom!

Boa noite, Querid@s!

Há anos atrás, desenvolvi uma pesquisa sobre a leitura no ensino fundamental I, buscando caracterizar, identificar e encontrar formas para desenvolver o hábito e o gosto pela leitura nesta faixa etária, mais especificamente o 6ºano (antiga 5ª série)*.
Depois analisar as atitudes de todos os envolvidos no processo a partir da aplicação de testes, trabalhar textos, intervir com aulas sob mecanismos de controle e muita observação, confirmamos que a mediação do professor por meio da afetividade é essencial para que a criança desperte o interesse e se envolva com as atividades de leitura.
E isto é o óbvio! Sem maiores explicações, é bom reforçar que para a criança, o contato com modelos que se interessem, gostem e pratiquem o ato de ler é de fundamental importância para construção do seu processo de letramento, ou seja, a sua constituição de leitor passa por todas as experiências relacionadas ao material escrito que pode ter acesso. 
Não se trata de estimular a criança, para que prematuramente ela inicie seu processo de alfabetização, mas sim, proporcionar-lhe momentos agradáveis envolvendo o ato de ler. Para criança perceber todo o universo que é possível a partir desta atividade.
Se forem os pais os primeiros leitores que a criança vir a conhecer e se eles puderem partilhar momentos de leitura com ela, certamente, teremos um leitor em potencial!
Mais tarde voltarei a falar sobre este assunto. Por ora, selecionei alguns contos, poesias e histórias para deixa-las aqui na CDI, ao longo desta semana.
AbrAção,
Rosana Rodrigues 
*SILVA, Rosana Rodrigues Gomes da Silva. Leitura: as faces de um processo. 1997. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas. 1997. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário